Adiciona arquivo vetorial das parcelas do Inventário

espacializar(InvObj, coordx, coordy, source, crs, id, ...)

Arguments

InvObj

Objeto da classe Inv ou herdeiras.

coordx

Ou o nome ou o número da coluna do banco de dados com a longitude/Coordenada E, ou ainda vetor de valores de coordenadas.

coordy

Ou o nome ou o número da coluna do banco de dados com a latitude/Coordenada N, ou ainda vetor de valores de coordenadas.

source

Caractere informando o caminho até um arquivo shapefile que contenha coordenadas dos pontos.

crs

numérico informando o código EPSG do sistema de coordenadas. O padrão é 32722 para coordenadas planimétricas, e 4326 para geográficas.

id

Caractere informando o nome ou número informando a ordem da variável identificadora das parcelas (caso exista) do arquivo informado em source.

...

Demais argumentos passados para st_as_sf.

Value

Retorna um objeto da classe Inv, porém com adição do componente espacial.

Details

A função utiliza argumentos passados no banco de dados, ou então usa novas coordenadas fornecidas para criar os pontos das parcelas de inventário. As operações com objetos espaciais são feitas com o pacote sf.

Por padrão a função utiliza WGS84 para coordenadas geográficas e WGS 84|UTM 22S para planimétricas. A escolha de coordenadas projetadas ou geográficas é feita a partir da escala dos valores fornecidos. Note que é crucial que o usuário informe o sistema de coordenadas do inventário. Para saber qual o código que deve ser inserido, basta pesquisar em www.epsg.io

Caso já exista um objeto espacial do talhão (bordas) associado, e não seja informado o SRC, então o SRC desse objeto será utilizado como referência.

Caso as coordenadas X e Y (Long e Lat, E e N) já estejam no banco de dados do objeto Inv, então basta que o usuário informe o nome dessas colunas ou o número das colunas do banco de dados em coordx e coordy. O usuário pode ainda fornecer diretamente as coordenadas de coordx e coordy informando vetores nesses argumentos. Note que ambos precisam ter o mesmo comprimento. O usuário também deve estar atento para que a ordem das coordenadas informadas seja a mesma ordem das parcelas do objeto Inv. Utilize parcelas para conferir a ordem das parcelas.

Uma terceira forma de informar coordenadas é passando um arquivo shapefile com os pontos das parcelas. Caso o arquivo possua uma variável com a identificação das parcelas, essa pode ter seu nome ou ordem informada em id, e esses valores serão usados para parear os pontos fornecidos com as parcelas do objeto Inv.

See also

Author

Gabriel Agostini Orso